//Boletim TDA\\



Recife,06 de Outubro de 2009.
PREPARATIVOS PARA OS 2 ANOS DA TDA LITTERAE !

"A união faz a força", mas a individualidade está sendo um ingrediente diferenciador neste ano para a TDA Litterae Empreendimentos Educacionais S/A. Trabalhos paralelos de seus membros fortalecem e enriquecem os eixos para futuros projetos e, é claro o "NPFMCL", projeto aprovado ganha ares de Best-seller. Aguardem!
O pesquisador e estudante de Letras Thiago Azevedo embarcou para o Rio de Janeiro, onde ministrou no XXX Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL), o trabalho desbravador: “Do-reverso Realístico às Faces do Ficcional:Um Olhar Literário sobre Homens e Caranguejos”, alcançando grande curiosidade por parte do público, que ficou extasiado com a ousadia e a criatividade do ministrante. Além disso, ele trouxe em sua bagagem um cargo de bastante responsabilidade, ao se tornar um dos executivos da Executiva Pernambucana dos Estudantes de Letras (ExPEEL) e assim, adere-se como membro da organização do III Encontro Pernambucano de Estudantes de Letras (EPEEL).
Em terras pernambucanas o pesquisador e ator Diego Albuck se integra a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), no projeto Telateatro –, na fronteira das linguagens, fazendo parte de um Grupo de Estudos de Dramaturgia, ministrado pelo dramaturgo e cineasta Luiz Felipe Botelho e coordenado pela arte-educadora Kyara Muniz. Totalmente submerso no universo das artes, o interprete faz hoje oficinas de experimentações teatrais, tais como: a “Comicidade do Ator” no SESC de Casa Amarela, dirigida por Danielle Alves; o "Teatro do Oprimido", de Augusto Boal na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), aplicada por Maria Júlia e a "Leitura do Teatro Contemporâneo" ministrada pelo jornalista e crítico Kil Abreu.
Esses projetos solos têm sido de suma importância para a propulsão de futuros eventos da TDA Litterae, pois são através destes que se construirá bons trabalhos, pautados na PERSEVERANÇA e na EFICIÊNCIA.

"O homem foi criado com uma individualidade própria e dotado de todos os atributos indispensáveis para evoluir por si mesmo em direção a um fim superior." (Carlos Bernardo González Pecotche)


Trabalhos produzidos pelos pesquisadores: www.ExPEEL.blogspot.com  


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife,28 de Julho de 2009.
ESSE JOGO NÃO PODE SER UM A UM... A VITÓRIA É DA TDA LITTERAE !


Dia 28 de Julho de 2009, esse é um momento histórico no que diz respeito às pretensões da TDA Litterae no Projeto de Pesquisa "No País do Futebol, Meu Canto é a Literatura!" . É nesta data que merecidamente temos a satisfação de festejar com todos que têm colaborado com a iniciativa TDA a aprovação de nosso trabalho de extensão junto à FACEPE/PIBIC/CNPq. Nominalmente fomos escolhidos através de nosso pesquisador Thiago Azevedo Sá de Oliveira e do pesquisador Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque, sendo esse, na condição de bolsista voluntário. Renovamos com esta vitória os nossos ânimos a fim de que possamos realizar uma ampla discussão sobre os componentes conflitantes e concordantes existentes nos intermédios do Futebol, da Música e da Literatura. Agradecemos de modo especial à Profª.Drª Avanilda Torres da Silva e aos nossos amigos e familiares. Foram esses que nos nutriram de seus sonhos para que concretizassemos os nossos desejos e objetivos. Agora é trabalhar, confiantes de que cada vez mais estamos no caminho certo.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife, 08 de Junho de 2009.
A TDA LITTERAE NÃO PARA! O INTERESSE AGORA É A BOLSA CNPq.


Vivendo a expectativa em ter o projeto: "No País do Futebol, Meu Canto é a Literatura!" aprovado pelo CNPq. Esta é a frase que resume a angustiante sensação do verbo "esperar" para Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque e Thiago Azevedo Sá de Oliveira. Nestes meses de Junho e Julho, a dupla TDA Litterae desenvolve atividades alternativas e independentes ao projeto-maior da Linha de Pesquisa que envolve a Literatura, o Futebol e a Música nos anos em que o Brasil conquistou a Copa do Mundo. Ainda assim, a apreensão e a "sede" por mais esse feito é algo que não cessa. Irrevogavelmente a conquista do auxílio CNPq será primordial para os planos destes pesquisadores, ansiosos por dar a temática abordada à relativa relevância que ele merece não só na história da realidade brasileira, mas na contextualização literária por entre os estudos científicos acadêmicos. A TDA Litterae, um empreendimento educacional e literário sem fins lucrativos necessita do apoio na ordem tal e qual oferece o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq às atividades de pesquisa e produção epistemológica. Que se diga Amém, e o CNPq ratifique esse projeto ousado e versátil no modo de concatenar variantes tão diversas através do viês da literariedade.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife,11 de Maio de 2009.
THIAGO AZEVEDO E DIEGO ALBUQUERQUE DISCUTEM A INCLUSÃO DE OPÇÕES DE NOVAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA UPE/FFPNM.


Tenha acesso as fotos do minicurso acessando o link da TDA Litterae no Orkut!

Conscientes da escassez de alternaltivas quando o assunto é Lingua estrangeira no Curso de Letras da Universidade de Pernambuco, Thiago Azevedo e Diego Albuquerque expõem um dialogo aberto aos alunos e aos professores da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata. Ao promover o minicurso: "O CRESCIMENTO DO IDIOMA NEOLATINO ESPANHOL E A EXPLOSÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NO PLANETA", a ser apresentado na própria instituição universitária, nos dias 14 e 15 de Maio, durante a II Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras, é de interesse que se verifique alguns enfoques essencias, como: a perda do monopólio da Lingua Inglesa no Brasil e , a difusão do Espanhol no século XXI além da valorização da Lingua de Sinais no Ensino Superior. Este projeto contará ainda com o respaldo de profissionais na área de Lingua Espanhola, a exemplo do convidado especial Carlos Antônio de Andrade (FAFIRE), e também de depoimentos concedidos por Susanne Teodósio Vieira, especialista no campo da Língua de Sinais (Soares Dutra e UFPE). "Incluir novas opções de línguas estrangeiras em uma graduação em Letras nada mais é do que representar a dinâmica linguistica de ascensão das línguas utilizadas democraticamente pelos novos falantes e pelas novas necessidades exigidas e já verificadas neste século que se configura como o período da diversidade linguistica"; assim afirmam os pesquisadores da TDA Litterae, Thiago Azevedo e Diego Albuquerque.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife, 27 de Outubro de 2009.
A TDA LITTERAE BUSCA BOLSA DE PESQUISA PELA FACEPE.


A bola rolou no ano de 2009 para a TDA Litterae. Com o envio do Projeto: "No País do Futebol, Meu Canto é a Literatura!" para a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, os pesquisadores Thiago Azevedo e Diego Albuquerque dão inicio a árdua tarefa em buscar incentivos financeiros para custear a Linha de Pesquisa relativa à exploração do campo da Literatura e de suas subjetividades. A FACEPE promove até o dia 28 de Abril de 2009 a concessão de Bolsas de Pesquisa PIBIC/FACEPE/CNPq. Supervisionados pela Professora e Drª em Teoria da Literatura Avanilda Torres da Silva, docente da Universidade de Pernambuco, os orientandos estão com muito afinco em busca deste êxito. A concorrência para as 144 bolsas em disputa será acirrada. No entanto, a TDA Litterae com as experiências que já vivenciou reitera e não teme, pois sabe que é com trabalho e muita determinação que se faz do medo um adversário frágil e invisível. Aos que torcem pelo sucesso da TDA, toda fé será bem vinda. Todos os esforços executados integradamente por Thiago Azevedo, Diego Albuquerque e Avanilda Torres não foram poucos para que fossem atingidos os objetivos. Faça chuva ou faça Sol, é a TDA Litterae no país da música, da literatura e do futebol.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife, 23 de Março de 2009.
A TDA LITTERAE TRABALHA PARA CONQUISTAR BOLSA PARA LINHA DE PESQUISA.


Fazendo e refazendo os últimos ajustes para a aprovação da linha de pesquisa: "No país do futebol, meu canto é a Literatura!”, a TDA Litterae está literalmente correndo atrás afim de que os seus objetivos sejam alcançados. Com a monitoria atenta das orientadoras Avanilda Torres e Joseane Brito, Thiago Azevedo e Diego Albuquerque (gestores da TDA Litterae Empreendimentos Educacionais S/A) lutam para conquistar a terceira façanha da TDA em apenas dois anos de existência. Sendo a primeira vitória a publicação do projeto: "Criação de charges na produção de humor e crítica social" no XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras e a segunda, a merecida premiação de melhor pôster do II Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação, essa equipe trabalha incansavelmente unida. Não temendo os muitos afazeres extracurriculares a serem enfrentados durante a jornada que se anuncia em 2009, a TDA Litterae se planeja e já dá o ponta pé inicial da pesquisa com a perspectiva de alçar voos mais altos. Conquistar uma bolsa de iniciação científica para o devido projeto de ligação entre os ramos literário, futebolístico e musical é a primeira meta estabelecida para criar as condições necessárias ao aprofundamento dos estudos ligados a área de identificação das identidades históricas da sociedade brasileira. Por enquanto, só muito suor e muita dedicação foram dispensados ao trabalho. Ainda assim, não será surpresa caso sejam festejados mais alguns títulos por essa equipe campeã. Garante-se isso porque para eles, professoras e membros da TDA Litterae, a seriedade e a busca pelo perfeccionismo são as principais armas para que o projeto seja executado com profissionalismo e eficiência, isto é, as características definidoras da empreitada TDA.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife, 22 de janeiro de 2009.
1º Simpósio da TDA Litterae
LITERATURA E MÚSICA - “Retrato em Branco e Preto”.


Sob o tema de: “Literatura e Música: Retrato em Branco e Preto” será exibido o primeiro subtópico de nossa pesquisa. O 1º Simpósio da TDA Litterae constitui-se em uma oportunidade a fim de que discutamos a respeito dos 51 anos da Bossa Nova e os inúmeros entrelaces desta com o universo literário.
Misturando a “BOSSA sempre NOVA” com a principal fonte de inspiração dos boêmios-poetas que produziram esse movimento de vanguarda, tenta-se compreender os alicerces de fundação da arte musica na arte Literatura.
A TDA Litterae visa interdisciplinarizar temáticas heterogêneas dentro de um único contexto de trames históricos e sociais, com o objetivo prioritário de refletir o quanto o brasileiro é fascinado pela literatura por intercessão do espelho musical.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Recife, 08 de janeiro de 2009.
NOTA DE DESAGRAVO À DESORGANIZAÇÃO NA 6ª BIENAL DE CULTURA DA UNE.


A TDA Litterae Empreendimentos Educacionais S/A manifesta o seu total repúdio ao modo de condução à publicação do Edital - Apresentação de Exposições. A organização da "6a Bienal de Cultura da UNE" não soube conduzir o evento em sua magnitude de representação nacional, pautando-se, aparentemente pela prevalência dos trabalhos de autoria baiana frente aos demais Estados da República Federativa do Brasil. A formação cultural dos “Brasis” não se resume a ordem minoritária do povo soteropolitano. É simplesmente irrepugnante a forma com a qual a TDA Litterae, na figura de seus representantes (Thiago Azevedo Sá de Oliveira - UPE/FFPNM e Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque - UPE/FFPNM) foi integralmente rejeitada na condição discente de pesquisadores dedicados ao estudo e valorização da cultura enquanto instrumento de renovação artística e identitária de nosso país.


Sem mais a declarar,
Frustrantemente pelo ocorrido,

TDA Litterae Empreendimentos Educacionais S/A
-A marca registrada a serviço da eficiência-

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Recife, 19 de Dezembro de 2008.
"TRADIÇÃO DO SERTÃO: VIOLA, POESIA E CANÇÃO".


A TDA Litterae Empreendimentos Educacionais S/A se fará presente na 6a Bienal de Cultura da UNE - 1a Trienal Latinoamericana de Estudantes da OCLAE: "Raízes do Brasil: Formação e Sentido do Povo Brasileiro". Contando com as participações especiais do músico Vinícius Barros e da declamadora Adriana Queiroz ( Estudantes do Curso de Letras da UPE/FFPNM ), essa equipe apresentará na cidade de Salvador -BA, entre os dias de 20 à 25 de Janeiro de 2009, o projeto:" TRADIÇÃO DO SERTÃO: VIOLA, POESIA E CANÇÃO ".
O trabalho confirma a perspectiva de valorização da Cultura e da personalidade histórica do povo sertanejo. Ao passo de expor canções, textos poéticos, cordéis e diversos instrumentos de consumação do Sertão enquanto " celeiro" de produção cultural, a TDA reitera a sua parcela de ensinar ao Brasil os encantos de sua gente. "A Bahia já não sai do pensamento de TDA Litterae " e a" TDA Litterae espera não ser muito bem lembrada por esta passagem na Boa-Terra ", capital de todos os soteropolitanos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...